Rosa dos Ventos

Categoria

Limpar

Noruega

O espetáculo mais fantástico encenado pela natureza. Esse pode ser um tímido resumo da sensação de quando se está diante dos Fiordes Noruegueses, sutilmente protegido por águias nos céus e baleias nas águas. Numa apresentação que se aproxima da perfeição cinematográfica, essas gigantes cadeias montanhosas naturalmente talhadas vão se exibindo enquanto a sua vida segue o contorno dos rios de azul intenso. Acessíveis de trem ou nos tradicionais cruzeiros, os fiordes são ponto fundamental para quem deseja a experiência completa em solo norueguês, temperado ainda pela gastronomia à base de frutos do mar e alimentos orgânicos, e por um povo para lá de acolhedor. A primeira parada, contrariando os roteiros mais clichês, pode ser em Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, e um destino perfeito para apreciar o clima intimista e aconchegante, em locais como o Bryggen, mundialmente conhecido como O Cais Hanseático. O lugar – um conjunto colorido de edifícios remanescentes dos séculos mais prósperos da Europa – acolhia uma vida comercial agitada, e nos dias atuais, tombado Patrimônio Histórico pela Unesco, é o ponto de encontro para quem busca restaurantes de gastronomia deliciosa, bares animados, lojas de artigos típicos e bons museus.

Conhecer Bergen exige tempo, afinal, metade do dia você dedica à observação da paisagem desenhada no entorno, uma vez que são sete fiordes protegendo este pequeno oásis, que um dia teve todos os traços vikings. O cotidiano com os pés lá fora em suas ruas revela momentos deliciosos, como degustar o tradicional peixe com fritas servido na peixaria Hav fersk fisk og skalldyr, e se você estiver disposto a conhecer a peixaria mais famosa de Bergen, a sua rota deve apontar para Strandkaien fisk, que também é responsável por uma aclamada torta de pescado. Aliás, com águas tão prósperas, não é de se admirar que a cidade tenha no Fisktorget, um mercado de peixe cheio de burburinho. Desenhado em formato retangular, e contornado de vidros que podem ser abertos durante o verão, o mercado é um espaço de convivência iluminado num píer que te conduz a uma vista particular. Para os programas ainda mais divertidos, a carta na manga de Bergen é o seu Festival Internacional de Bergen, que anualmente reúne artistas numa programação de teatro, música e dança.

Antes de partir para a capital norueguesa, Oslo, considere outras regiões de agradável beleza, como é o caso de Rogaland, onde está localizado o Preikestolen ou Preacher's Pulpit, uma grande rocha com mais de 600 metros de altura que revela as faces do Fiorde de Lyse, num entorno de tirar o fôlego. Acessível por trilhas demarcadas, o monumento recebe cerca de 200 mil visitantes por ano.  Outro ponto de grande interesse é a cidade de Flåm, abrigada no Fiorde Aurlandsfjord, e memorável em função de suas cachoeiras e também por proporcionar uma experiência mágica: percorrer parte deste trecho a bordo de um trem. Num percurso de 20 km pela Ferrovia Flåm, por entre desfiladeiros e cumes nevados, você é apresentado a locais bucólicos, até desembocar em Nærøyfjord, o fiorde mais estreito do mundo – com 250 metros de distância em sua passagem mais reduzida – e um Patrimônio Mundial tombado pela Unesco. Para completar seu roteiro de destinos alternativos inclua Stavanger, se desejar conhecer museus fantásticos e cultura de alto nível, e Ålesund para aulas de arquitetura e para esquiar durante o alto inverno.

Ao aterrissar na capital Oslo, esteja preparado para curtir o melhor de dois mundos: o natural e o urbano. Parte do Fiorde Oslofjord e de muitas florestas, a cidade apresenta beleza significativa ao passo em que sua infraestrutura cresce com excelência, desta forma, se durante o dia você se diverte em Oslomarka, uma floresta gigantesca ideal para trilhas e esqui cross-country, à noite, vale uma passada pelo Museu Astrup Fearnley, uma das mais recentes construções de Oslo. A vibração da capital é contagiante e por isso fica muito mais gostoso caminhar por entre os mercados de antiguidade em Vestkanttorvet e Grünerløkka para uma tarde de compras, e se aventurar pelos sabores no The Fishermen, lugar para entrar em contato com pescadores e com os camarões fresquinhos. Se você faz parte do time dos turistas que abrem mão de comer muito bem, seu paladar provavelmente encontrará refúgio no Maaemo, primeiro restaurante norueguês a receber as três estrelas do Guia Michelin.

A fim de se mostrar uma capital completa como suas vizinhas europeias, Oslo vai além e convida para um verão inesquecível nas ilhas do Fiorde Oslofjord ou num mergulho em Huk, assim como, garante um inverno de sucesso nas pistas de gelo Narvisen e no Estádio Frogner. Ou seja, para todas as épocas do ano e para todos os públicos, a Noruega é o lugar para se estar!
Os fiordes são pontos obrigatórios na visita à Noruega

A vontade chegou? É hora de marcar um café aqui na MHTour, queremos transformar seu sonho de viagem em uma vivência maravilhosa para guardar ótimas memórias!

Vale Conhecer:

  • . Museu Folclórico de Bygdøy
  • . Rådhusplassen
  • . Ilha de Tjuvholmen
  • . Pepper
  • . Folk & Røvere
  • . Dromedar kaffebar
  • . Festival Internacional de Cinema de Haugesund
  • . Gladmat
  • . Juvet landskapshotell
  • . Igreja Comunitária de Knarvik
  • . The Navvies’ Road
  • . Festival Gastronômico de Matstreif
  • . Paradisbukta
  • . Ekebergparken Sculpture Park
  • . Embla Keramikk
  • Solicitar Orçamento

    Dicas e Sugestões MH Tour